escritora Simone Campos. foto de Rodrigo Deodoro
foto de Rodrigo Deodoro

Simone Campos é escritora e tradutora. Estreou na literatura aos 17 anos, com o romance No shopping (2000). Depois vieram o romance A feia noite (2006), a ficção científica online Penados y rebeldes e o livro de contos Amostragem complexa (2009). Seu livro interativo OWNED – Um novo jogador (2011), inspirado na cultura dos videogames, saiu em papel e em meio digital. Em 2014, saiu A vez de morrer (romance) pela editora Companhia das Letras. Em 2020, a Companhia publica seu novo romance: Nada vai acontecer com você.

Simone trabalhou como editora na Azougue Editorial e na Record. Também atua como tradutora literária; alguns de seus trabalhos são Os testamentos (Margaret Atwood, ed. Rocco), A garota no trem (Paula Hawkins, ed. Record) e A história secreta de Twin Peaks (Mark Frost, Companhia das Letras), este em parceria com Stephanie Fernandes.

Simone é formada em jornalismo e produção editorial pela UFRJ; é mestre e doutora em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela UERJ. Sua dissertação foi sobre o xadrez e a loucura em Nabokov (A defesa Lujin) e sua tese foi sobre games pelo viés da teoria da literatura. Você pode baixá-las neste link.

Simone se mudou recentemente para a Califórnia (EUA). Seu próximo projeto é um quadrinho de “autoficção científica” e fantasia passado no Rio de Janeiro, criado em parceria com Amanda Miranda, que também sairá pela Companhia (Quadrinhos na Cia).

Siga Simone nas redes sociais: